The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Nossas escolhas alimentares podem fazer uma diferença positiva para as pessoas e a natureza - melhorando nossa própria saúde, a saúde de outras pessoas e a saúde do planeta.
Mas, a dependência excessiva de alimentos selecionados, a falta de diversidade em nossas dietas e o consumo contínuo de itens produzidos de maneira insustentável têm um impacto prejudicial à natureza.
Globalmente, nossas dietas são muito estreitas. Embora mais de 5.000 culturas tenham sido usadas historicamente para alimentos, conseguimos mais de 50% de nossas calorias à base de plantas em apenas três culturas. Cerca de 75% de nossas calorias totais vêm de apenas 12 colheitas e cinco animais. Essa falta de diversidade em nossa dieta causa uma falta de diversidade na natureza e também nos torna menos resistentes a pragas ou doenças em nosso suprimento de alimentos.
Muitas pessoas nos países de renda média e desenvolvidos (e as pessoas mais ricas nos países em desenvolvimento) costumam consomir mais carne e outras proteínas animais do queé necessário apenas para nutrição, com impactos adversos à saúde humana e planetária. Muito disso é produzido de maneira insustentável.
A sobrepesca está ameaçando não apenas nossos estoques de peixes, mas todo o ecossistema de oceanos, assim como muitas espécies, são pescadas em limites críticos ou além. Muitas culturas que ingerimos são cultivadas em terras recém-convertidas e não estão sujeitas a práticas agroecológicas que protegem a saúde do solo e da água - para crescimento futuro e para todos os outros benefícios que proporcionam, desde o sequestro de carbono até o consumo de água.
Entendemos que dietas saudáveis, equilibradas, diversas e sustentáveis terão uma aparência diferente em diferentes partes do mundo, dependendo de quais alimentos estejam disponíveis e sejam culturalmente relevantes. Também respeitamos que as dietas das pessoas são fortemente influenciadas pelas culturas locais e pela escolha individual, para que nunca seja prescritivo recomendar o que as pessoas comem. Em vez disso, descrevemos algumas dicas para ajudar você a fazer escolhas mais sustentáveis:
- Verifique suas diretrizes alimentares nacionais e faça o possível para segui-las
- Coma uma grande variedade de alimentos à base de plantas e garanta que eles compõem uma grande proporção de sua dieta
- Se você não sabe por onde começar, confira o relatório Future 50 Foods que criamos em parceria com Knorr, que descreve uma coleção de diversos alimentos à base de plantas de todo o mundo
- Procure credenciamentos de terceiros confiáveis ou informações de rastreabilidade, que possam ajudá-lo a entender de onde veio a comida e como foi produzida.
- Opte por carne e peixe produzidos de maneira sustentável - se você não encontrar uma certificação confiável, pergunte ao seu fornecedor se eles sabem de onde veio
- Evite comer tipos de peixes que são colhidos em excesso - mariscos e moluscos são ótimas alternativas
- Acesse o Guia Brasileiro de Consumo Responsável de Pescado e veja quais as melhores espécies para comprar
- Conheça a campanha Sem Desperdício - uma parceria entre FAO, Embrapa e WWF-Brasil - e veja formas de aproveitar melhor os alimentos e os recursos do nosso planeta