01 DE AGOSTO DE 2024

 

O Dia da Sobrecarga da Terra é a data do ano em que a demanda da humanidade por recursos naturais supera a capacidade do planeta de produzir ou renovar esses recursos ao longo de 365 dias. É como se ultrapassássemos o limite, entrando no vermelho e passando a usar o "cheque especial" da Terra.

Em 2024, essa data acontece em 1 de agosto. Atualmente, para atender os padrões de consumo da humanidade - e isso inclui também toda a estrutura construída para sustentá-la - seriam necessários 1.7 planetas Terra. 

© Silas Ismael / WWF- Brasil

Se toda a humanidade tivesse o mesmo padrão de consumo da população brasileira, o Dia da Sobrecarga da Terra aconteceria no dia 4 de agosto. 

A humanidade sempre irá demandar recursos naturais, mas é possível que essa demanda seja cada vez mais sustentável, consumindo apenas os recursos que o planeta consegue renovar e auxiliando na regeneração da Terra, criando um saldo positivo. Para isso é preciso que todos os setores se comprometam com a mudança garantindo um futuro mais justo, saudável e em harmonia com o meio ambiente.

© Moises Muálem / WWF-Brasil

Setores Público e Privado

Essas transformações precisam ser sistêmicas, por isso a importância do envolvimento do setor privado, responsável pela maior parte da demanda dos recursos naturais, e do setor público, que tem a responsabilidade de garantir a conservação do meio ambiente e garantir os direitos das pessoas.  

É preciso que esses setores assumam compromissos que permitam e reforcem práticas como: o combate à fome e insegurança alimentar; a adoção de fontes renováveis de energia, a implementação de cadeias livres de desmatamento, o fomento da sociobioeconomia ,  a restauração de vegetação nativa, o cumprimento das metas de redução das emissões de carbono, o combate à caça de animais silvestres e a proteção aos povos originários.  

© Ubiratan G. Suruí /WWF-Brasil

Práticas Individuais

Nosso consumo pessoal também impacta nessa equação. A calculadora de Pegada Ecológica é uma ferramenta que mostra justamente o impacto de cada um sobre o planeta. Para reduzir sua pegada, ou seja, diminuir a sua demanda de recursos naturais, uma saída é mudar alguns hábitos cotidianos como trocar o carro pela bicicleta, consumir mais de produtores, utilizar lâmpadas econômicas, entre outras, além de compartilhar essas mudanças com a sua comunidade.  

 

Descubra sua pegada
DOE AGORA
DOE AGORA