The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Desenvolvimento Sustentável
Você Sabia?
Planejar e reconhecer que os recursos naturais são finitos é fundamental
para haver desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento sustentável é aquele que não esgota os recursos naturais para o futuro.
O segmento de "negócios verdes" tem atraído investimentos e possui grande potencial de crescimento.
O que é desenvolvimento sustentável?
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é: desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro.
Falar em desenvolvimento sustentável significa que comportamentos econômicos convencionais devem ser abandonados em favor de uma conduta mais equilibrada em relação à natureza.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Após fortes discussões a respeito de assuntos controversos -como a desigualdade social, a degradação acelerada do meio ambiente, o descrédito nas instituições, o crescimento urbano descontrolado, a instabilidade empregatícia, a rejeição dos valores tradicionais e a inflação, entre outras-, o termo "sustentabilidade" virou um paradigma incorporado nos negócios de diversas áreas e mundialmente reconhecido.
A partir do fim do século XX, uma forte conscientização ecológica surgiu e ganhou força na sociedade mundial. Surgiram mecanismos, como o Protocolo de Kyoto, que representam o avanço do esforço dos países para reduzir o aquecimento global, e, posteriormente, para criar alternativas ao atual modelo econômico, o que passou a permitir o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.
É nesse contexto que surgem produtos e serviços que evitam e/ou solucionam problemas ambientais por meio da exploração racional de recursos naturais, com os chamados "ecobusiness" ou "green business" ou "negócios verde", passando a ser um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável.
O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente e o capital humano.
Muitas vezes, o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável prima pela utilização mais racional dos recursos, fortalecendo as populações nos territórios, com o objetivo de gerar bem-estar social e ambiental por meio, por exemplo, da redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Isso muda a lógica de produção, que precisa considerar os impactos do local para o global e não o contrário.
Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados
devem ser seguidos?
O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.
Caso as sociedades do hemisfério sul copiassem os padrões das sociedades do norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria dez vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.
Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados. Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.
O desenvolvimento sustentável tem como orientador a promoção de uma economia de baixo impacto socioambiental, preservando a perpetuidade dos serviços ecossistêmicos, reduzindo a perda de biodiversidade e com baixo emissão de carbono.
O que são os "negócios verdes"?
O segmento de "negócios verdes" é um mercado que tem atraído investimentos e que possui um grande potencial de crescimento. Os primeiros resultados que apontam para essa expansão devem-se a dois importantes fatores:
1) mudança cultural dos consumidores, exigindo maior responsabilidade social e ambiental das empresas;
2) mudança cultural de uma parcela de empresários, que tentam aprender com os erros do passado e que agora sabem que um produto ecologicamente correto deve ter, antes de mais nada, qualidade no mínimo igual a de seus concorrentes.
Micro e pequenas empresas brasileiras também começam a ser beneficiadas e se favorecem por razões, como: a valorização de produtos naturais (processadores de fito produtos e agricultura orgânica), a necessidade de desenvolver uma estrutura de logística reversa (catadores, sucateiros e indústrias de reciclagem), a necessidade de um maior reaproveitamento de resíduos industriais (indústrias de reciclagem e materiais alternativos), a revalorização de materiais naturais para as construções, reduzindo no longo prazo o consumo de energia do local (construções verdes e materiais alternativos) etc.
Todas essas iniciativas mostram que, dentro desse novo e crescente segmento de mercado, os cuidados com o meio ambiente deixam de ser uma fonte onerosa de despesas para se tornar uma fonte promissora de lucros.
Empresários comprometidos com o desenvolvimento de soluções inteligentes para superar problemas ambientais certamente vão ter espaço para apresentarem suas novas ideias.
Seja um doador do WWF-Brasil
Por um futuro mais justo e saudável para todos, pessoas e natureza, temos atuado diretamente com empresas, governos e comunidades. Apoie nossos projetos e nos ajude nessa luta em defesa da vida.
DOE!