The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
A queima de combustíveis fósseis é a principal fonte de geração de energia no mundo. Essa prática, no entanto, traz uma série de impactos negativos para a vida e para o planeta: além de causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, ela está diretamente relacionada à emissão de gases do efeito estufa --contribuindo, portanto, para o aumento da temperatura global e o avanço das mudanças climáticas, afetando especialmente comunidades mais pobres e vulnerabilizadas
Em meio a esse contexto, consideramos urgente a transição energética para fontes sustentáveis (isto é, renováveis e com baixo impacto ambiental e social). É preciso retirar os subsídios às energias fósseis e desenvolver outras fontes, como a solar, a eólica, a biomassa e a de resíduos, além de intensificar ações de eficiência energética e desenvolver a cadeia tecnológica do hidrogênio renovável.
Sendo assim, atuamos por meio da incidência política e da articulação com diferentes setores para impulsionar a transição para fontes de energia sustentáveis e com baixo impacto social e ambiental. Trabalhamos ainda para aumentar o acesso à energia elétrica para comunidades isoladas, estimulando o uso de fontes renováveis, e acompanhamos de perto as movimentações em áreas de fronteira exploratória, onde a instalação de um empreendimento para exploração de petróleo e gás pode representar uma série de riscos socioambientais.
Incidência política
Também atuamos para a aprovação de leis que estimulem a adoção de fontes energéticas renováveis e acompanhamos de perto as negociações realizadas nas principais conferências mundiais sobre o clima, como a COP. Defendemos, ainda, um novo acordo internacional sobre o clima, que seja justo e eficiente.
Acesso à eletricidade
Junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), participamos ainda da implementação e instalação de sistemas fotovoltaicos em duas reservas extrativistas do sul do Amazonas, permitindo o acesso a ventiladores e iluminação adequada, além da economia dos gastos antes destinados para a compra de combustível para um gerador.
Petróleo e Gás
Com base em evidências técnicas e científicas, realizamos levantamentos sobre os riscos da instalação de um empreendimento para exploração de petróleo e gás em determinada região, o que envolve uma análise das áreas sensíveis a um eventual derramamento de óleo e as espécies que se encontram no local. Além disso, analisamos se as licitações e os licenciamentos ambientais respeitam as normas nacionais que protegem o meio ambiente e os direitos das comunidades locais.
Produção Científica
Também reunimos em uma página especial, a Jornada da Energia Sustentável, estudos, dados e estratégias de implementação sobre diferentes fontes energéticas que estão sendo desenvolvidas no país.