© Pí Suruí / WWF-Brazil
Respostas Emergenciais

Ano após ano a crise climática impacta cada vez mais o cotidiano das pessoas, especialmente as populações mais vulneráveis, como indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos. Diante desse cenário, entendemos que é preciso atuar com esforços contínuos para mitigar os eventos climáticos extremos no país que têm sido cada vez mais recorrentes e devastadores.

Desde 2019, o WWF-Brasil mobiliza recursos e direciona esforços para atender emergências de incêndios e seca, em especial nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. As ações estão concentradas em três frentes: fortalecimento de brigadas comunitárias, proteção de espécies e ajuda humanitária:

O que estamos fazendo

Fortalecimento de brigadas

Ao longo dos últimos quatro anos, o WWF-Brasil tem apoiado e formado brigadas comunitárias voltadas à prevenção e ao combate inicial aos incêndios. O foco são paisagens estratégicas nos três biomas e o fortalecimento de brigadas de comunidades tradicionais e povos indígenas.

No total, por meio de parceiros ou ação direta, o WWF-Brasil tem fortalecido mais de 70 brigadas comunitárias nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, o que equivale mais de 500 brigadistas voluntários apoiados com treinamentos e equipamentos.

Proteção de espécies

A partir de 2023, quando mais de 330 botos morreram por estresse térmico durante a emergência pela seca no estado do Amazonas, foi criada uma rede de parceiros para monitorar lagos da Amazônia. A partir de uma parceria com o Instituto Mamirauá, o WWF-Brasil tem fornecido combustível, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos veterinários e apoio logístico para o deslocamento de voluntários no monitoramento de botos durante a seca. Com o Mapbiomas, desenvolveu uma plataforma que monitora e acompanha a temperatura de 23 lagos na Bacia Amazônica.

Em 2020, nos incêndios no Pantanal também atuamos apoiando o resgate de fauna, além de elaboramos dois guias de resgate de fauna impactada pelo fogo, um para Amazônia e outro para o Pantanal, para uso das equipes em campo.

Ajuda humanitária

Trata-se da mobilização de recursos para compra a distribuição de alimentos e materiais de primeira necessidade para famílias diretamente impactadas pelo desabastecimento por secas e incêndios. Em 2023, foram quase 4.000 famílias atendidas na emergência pela seca na Amazônia. Em 2024, mais de mil famílias já receberam doações. As ações têm sido realizadas desde 2019 e são essenciais, visto que as consequências da crise são especialmente dramáticas para as populações mais vulneráveis, como indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos. No Pantanal, também apoiamos duas comunidades, em parceria com a Ecoa, com a instalação de sistemas de tratamento de água, por conta da escassez hídrica.