A pecuária é uma atividade econômica tradicional na região do Pantanal. O Programa Pantanal para Sempre, do WWF-Brasil, incentiva os produtores a adotarem a pecuária orgânica certificada, como forma de minimizar impactos ambientais já que o modo de produção orgânico é mais sustentável. A proposta de Pecuária Orgânica Certificada do WWF-Brasil pode dar uma contribuição ao combate às mudanças climáticas ao proibir o uso de fogo nas pastagens, evitando as queimadas e a emissão de gases do efeito estufa. Para contribuir com o debate, o programa está viabilizando estudo sobre o balanço energético e de emissões do sistema produtivo orgânico comparado ao convencional.

Outra estratégia para garantir a pecuária sustentável é a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), uma categoria de áreas protegidas. Elas ajudam no equilíbrio de pragas, fertilidade e estruturação dos solos e qualidade das águas ao garantir a cobertura vegetal e a variabilidade genética e de espécies.

© WWF-Brasil / Ivens Domingos
Nas fazendas de pecuária orgânica certificada é proibido o uso de fogo para manejar as pastagens e exigida a recuperação das áreas degradadas, a preservação das nascentes, das matas nas margens dos rios e nas encostas de morros.
© WWF-Brasil / Ivens Domingos