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O Brasil ocupa uma posição incômoda quanto às perdas e desperdício de alimentos. As evidências indicam que o País alia características de países subdesenvolvidos no início da cadeia, tais como elevada perda pós-colheita e no escoamento da produção, com hábitos de consumo mais presentes em países ricos, caracterizados por concentrar o desperdício no final da cadeia1. Pesquisa mais recente da FAO, focada nos países da América Latina e Caribe, estima que 28% de todas as perdas ocorrem na etapa de produção e outros 28% são perdidos no final da cadeia (varejo e consumo).
Acreditando que para mudar essa realidade, é preciso dar acesso ao conhecimento disponível, sensibilizar e estimular consumidores a tomarem decisões cada vez mais sustentáveis, a Embrapa, o WWF-Brasil e a FAO lançaram no final de 2016 a campanha #SemDesperdício. O objetivo da #SemDesperdício é de aproximar o tema desperdício de alimentos à vida dos brasileiros, e gerar um impacto positivo na mudança de hábitos do nosso consumo alimentar.
Ao unir os esforços de três instituições comprometidas com o desenvolvimento sustentável do sistema agroalimentar, a campanha obteve capilaridade maior do que se tivesse sido promovida exclusivamente por uma das organizações apenas.
Lançada
Vídeo: O Desperdício do Planeta
Com o intuito de informar as pessoas não apenas sobre os aspectos ambientais da produção e do consumo de alimentos, mas principalmente fazer com que elas percebam o poder de transformação que elas possuem a cada garfada, desenvolvemos duas animações sobre o tema. “O Desperdício do Planeta” é o segundo vídeo do programa Agricultura e Alimentos que desde o título invoca a triste realidade de “jogar fora” todos recursos naturais utilizados na produção de alimentos que vão para o lixo.