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Curso Introdutório de Gestão de Unidades de
Conservação na Amazônia
Contexto:
· Legislação sobre unidades de conservação: em legislação são destacadas as categorias de UCs predominantes na Amazônia, sua adequação às realidades da região e a complementariedade entre categorias para efetivação de uma rede de unidades de conservação.
Tópicos de aula: I - a evolução histórica do Direito Ambiental brasileiro e fundamentos que orientam os conceitos atuais de áreas protegidas e categorias de manejo; II – aplicação da Lei de Crimes Ambientais e a responsabilidade civil; III - aplicação da Lei n. 9985 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) .
· Políticas Públicas: o objetivo deste tema é apresentar as políticas de desenvolvimento e tendências de ocupação na Amazônia que interferem (direta ou indiretamente) no uso da terra, na proteção e na gestão das unidades de conservação.
Tópicos de aula: I – políticas públicas e os planos de desenvolvimento regional; II – histórico de desenvolvimento na Amazônia e criação de áreas protegidas; III – o atual governo e os investimentos previstos para programas com repercussão direta e indireta nas áreas social e ambiental; IV – a mobilização da sociedade civil para mudanças regionais e os desafios para os próximos anos; V – o planejamento da ocupação do espaço para a gestão territorial.
Ciclo de Gestão Adaptativa:
· Planejamento: O conteúdo deste tema reforça a importância da gestão de uma unidade de conservação, o papel do gestor, a necessidade de planejamento como processo de avaliação da gestão das UCs, com ênfase na elaboração e implementação de planos de manejo para orientar a execução dos programas de gestão.
Tópicos de aula: I – noções, técnicas e métodos de planejamento; II - planos de manejo: etapas de preparação, coleta e análise de informações; III - significância, objetivos, visão e missão da UC; IV – etapas de execução do plano de manejo e as principais razões da sua não implementação; V - o ciclo da Gestão Adaptativa e a avaliação dos planos de manejo.
· Implementação/ Instrumentos de execução. Esta questão trata dos recursos financeiros disponíveis, previstos em orçamento público para a implementação do que foi planejado, e dos trâmites relativos à definição da quantidade e da distribuição dos recursos.
Tópicos de aula: I – planejamento e orçamento público: definições e exemplos práticos; II – a importância do planejamento para otimizar os recursos disponíveis; III – fases do processo orçamentário; IV – princípios orçamentários, lei do orçamento e suas etapas de elaboração; V - os fluxos financeiro e de execução física, e os sistemas de informações gerenciais para a tomada de decisões; VI - indicadores de qualidade na prestação de serviços públicos e procedimentos para compras e solicitações de serviços pelas UCs.
Sustentabilidade Financeira. Complementarmente aos recursos financeiros previstos em orçamento público, neste ítem são apresentadas outras fontes de recursos ao alcance do gestor de unidades de conservação.
Tópicos de aula: I - contextualização do valor das UCs com foco em conservação da biodiversidade (valor direto, indireto, presente e futuro); II - evolução dos recursos orçamentários: obrigatoriedade do Estado (aplicação dos recursos, divisão dos recursos, dificuldades de aplicação); III - outras fontes de recursos: programas internacionais (ARPA, Corredores), patrocínios, captação (parcerias, projetos) doações, serviços ambientais (carbono, recursos hídricos, bioprospecção); IV - mecanismos financeiros: compensação ambiental, conversão de multas, concessão de serviços de uso público, uso dos recursos naturais (terceirização/ecoturismo), V - estudos de viabilidade econômica/planos de negócios.
· Monitoramento e Avaliação da Gestão. O monitoramento completa e retroalimenta o ciclo de gestão adaptativa como processo onde se avalia o desempenho dos programas de gestão através de metodologias e indicadores. Monitorando os programas de gestão é possível adequar as propostas e o plano de manejo original.
Tópicos de aula: I – avaliação do desempenho de gestão das unidades de conservação: conceitos, benefícios e contexto histórico; II – aplicação de metodologias e seus resultados para avaliar a efetividade de gestão de UCs no Brasil e no exterior; III – apresentação de protocolo de medição e escala de valoração dos indicadores; IV – desafios do planejamento, avaliação e monitoramento das UCs.
Programas de Gestão
· Conhecimento:as pesquisas básicas e aplicadas assim como os saberes tradicionais locais ampliam o conhecimento e subsidiam o manejo dos recursos naturais para que se cumpram os objetivos fundamentais das unidades de conservação.
Tópicos de aula: I – tipos de conhecimento e formas de obtenção: o conhecimento pré-existente a área legalmente protegida e os levantamentos de dados primários e secundários; II – a aplicação do conhecimento para o planejamento e definição de prioridades para a gestão das UCs; III – a construção de redes de pesquisa e os papéis do gestor, do pesquisador e da comunidade na pesquisa ação.
· Proteção: o conceito de proteção das UCs, como programa de gestão, incorpora ações de monitoramento, prevenção e fiscalização.
Tópicos de aula: I – a evolução do conceito de fiscalização: o licenciamento ambiental, controle e fiscalização como instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente; II – as ações de monitoramento e prevenção: apresentação de estudo de caso sobre a estrutura de fiscalização do IBAMA na Amazônia (ênfase no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia – PPDCA, nos indicadores da fiscalização e causas da redução do desmatamento ; III – ações complementares para o aumento da eficiência na proteção de UCs: ordenamento territorial e fomento às atividades sustentáveis; IV – dificuldades e recomendações para a proteção das UCs.
· Fortalecimento comunitário e articulação institucional. Durante o curso, o tema articulação institucional se desenvolve com a aplicação da metodologia CEFE ( Competência Econômica através da Formação de Emprendedores), em uma versão adaptada a realidade dos gestores de UCs para promover a troca de informações sobre as seguintes questões: I – postura técnica na abordagem às comunidades; II – identificação de lideranças (não somente as formais); III – relações humanas (entre técnicos, comunitários e instituições num processo sinérgico); IV – organização como forma de mobilização.
· Noções de manejo sustentável dos recursos naturais. Este tema trata da prática de manejo dos recursos florestais madeireiros e não madeireiros em unidades de conservação de uso sustentável como alternativa de fonte de renda às comunidades tradicionais com rico conhecimento etnobiológico e nas quais exista uma tradição de atividades florestais.
Tópicos de aula: I – conceitos, objetivos e modalidades do manejo florestal; II – a contribuição do manejo florestal para a sustentabilidade ecológica, econômica e social; III – limitações e desafios do manejo florestal comunitário e os acordos entre empresas e comunidades; IV – políticas e estratégias para promover o manejo e a conservação florestal na Amazônia; V - tipos de produtos florestais não madeireiros e planos de manejo para esta modalidade; VI – desafios encontrados para o manejo e comercialização de produtos florestais não madeireiros.
· Educação ambiental. O propósito desta aula é apresentar a educação ambiental como ferramenta para o envolvimento e participação de comunidades locais nas questões socioambientais das regiões onde estão inseridas as unidades de conservação.
Tópicos de aula: I – conceitos de educação ambiental; II – formas de participação de grupos sociais locais em áreas protegidas; III – análise de práticas e avaliação de resultados de experiências em educação ambiental; IV – exemplo prático de uma experiência de educação ambiental potencialmente catalisadora.
· O Uso Público nas Unidades de Conservação. A visitação pública pode ser uma eficiente ferramenta para promover a valorização dos recursos naturais e socioculturais das unidades de conservação. Para atingir este objetivo é necessário que o gestor conheça as formas de uso público mais usuais e os principais métodos de manejo da visitação.
Tópicos de aula: I – conceitos de uso público, visitação e categorias de turismo, com destaque para o ecoturismo; II – o ecoturismo como atividade econômica em UCs; III – o Plano de Uso Público: importância e fases para o seu desenvolvimento; IV – análise comparativa de empreendimentos turísticos; V – aplicação de exercício prático com oientações à realização de inventários para o planejamento e avaliação de planos de uso público.