The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
EMERGÊNCIA PANTANAL
Em 2020, o Pantanal foi afetado como nunca pelo fogo. Teve mais de 30% da sua área queimada, mais de 4 milhões de hectares arrasados - o equivalente a 4 milhões de campos de futebol -, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ).
Para se ter uma ideia, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos 30 dias de setembro, o Pantanal acumulou 8.106 focos de calor, superando em 35% o recorde histórico de 5.993 focos registrado em agosto de 2005. Foi o maior número de focos desde que o Inpe começou o monitoramento em 1998.
Muitos moradores de comunidades tradicionais perderam suas casas, tiveram as lavouras destruídas e sua condição de subsistência ficou em risco. Muitas espécies de plantas foram destruídas e os animais sofreram também.
Ao passar pelo Pantanal queimado, as imagens eram de centenas de animais mortos, aqueles que não conseguiram escapar das chamas, além dos milhares de feridos. Veterinários e bombeiros trabalham sem cessar para ajudar os animais, montando, por exemplo, pontos de hidratação. A situação era tão grave que alguns animais esperaram todos os dias no mesmo lugar pela chegada da água.
O WWF-Brasil trabalha pela conservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade desde 1998. De forma emergencial, por conta dos incêndios, vem atuando desde setembro de 2020, com apoio da Rede WWF, para atender pessoas e animais atingidos. Acompanhe as ações neste site!
O QUE FOI FEITO ATÉ AGORA
Diante da devastação causada pelos incêndios no Pantanal, o WWF-Brasil vem atuando de forma emergencial desde setembro de 2020 para fortalecer a resposta das comunidades locais ante o fogo e na assistência a indígenas e animais feridos.
Saiba mais abaixo.
HISTÓRIAS
SOCORRO À FAUNA
O WWF-Brasil doou caixas de transporte de animais, equipamentos de captura, analgésicos e anestésicos para o Centro de Resgate de Animais Selvagens (CRAS) de Mato Grosso do Sul. As queimadas de 2020 deixaram um cenário desolador no Pantanal, com destruição de 30% do território total, além do número ainda não calculado de animais mortos. Muitos dos que escaparam do fogo, sobreviveram com auxílio de voluntários e de instituições privadas e governos locais que concentraram esforços no resgate e recuperação.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS
ORGANIZAÇÕES APOIADAS PELO WWF
- Aldeia Indígena Perigara
- Centro de Resgate de Animais Silvestres do Mato Grosso do Sul (CRAS)
- Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)
- Instituto Arara Azul
- Instituto Centro de Vida (ICV)
- Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul)
- ONG Ecologia em Ação (Ecoa)
- Universidade Federal do Mato Grosso