The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
© A. Cambone, R. Isotti - Homo ambiens
Espécies
Piúva florida e revoada de avesDevido as suas características ambientais, o Pantanal é o habitat de uma grande variedade de espécies animais. Foram registrados na região 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.032 de borboletas.
Peixes
© WWF
Das 263 espécies de peixes registradas no Pantanal, mais de 85% pertencem à ordem Ostariophysi, da qual fazem parte o pacu, o dourado, a tuvira, o pintado, a cachara e o cascudo.
Tuiuiú
© WWF
O tuiuiú (Jabiru micteria) é o maior iconídeo a habitar o Pantanal. Adotada como símbolo do Pantanal, pode ser encontrado nos mais diversos habitats, com maior abundância nas áreas de savana (campo/cerrado), que coniste de gramíneas altas, com arbustos e florestas. Ave migratória, predomina na região de abril a dezembro.
Onça-pintada
O Pantanal também é o habitat do maior felino das Américas - a onça-pintada (Panthera onca). Animal temido e admirado que habita o imaginário das pessoas, a onça-pintada é uma espécie importante para o meio ambiente.
Por estar no topo da cadeira alimentar, é um indicador de saúde ambiental e, por isso, a proteção dos ambientes naturais passa pela proteção da onça. A presença deste animal na região indica a existência de áreas com um bom nível de conservação. [ Saiba mais ]
Por estar no topo da cadeira alimentar, é um indicador de saúde ambiental e, por isso, a proteção dos ambientes naturais passa pela proteção da onça. A presença deste animal na região indica a existência de áreas com um bom nível de conservação. [ Saiba mais ]
Fatos e Curiosidades
- A maior cobra do Pantanal é a sucuri amarela. Mede até 4,5 metros e se alimenta de peixes, aves e pequenos mamíferos.
- Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas.
- O jacaré do Pantanal mede até 2,5 metros de comprimento, alimentando-se principalmente de peixes.
- O maior peixe do Pantanal é o jaú, um bagre gigante que chega a 1,5 metro de comprimento, pesando até 120 quilos.A onça-pintada do Pantanal chega a pesar 150 quilos, alimentando-se de aproximadamente 85 espécies de animais que vivem na região.
Livro Vermelho das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção
O livro reúne informações científicas sobre todas as 627 espécies da fauna brasileira reconhecidas como ameaçadas de extinção. A publicação foi divulgada em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente. Saiba mais