Federações de montanhismo e WWF-Brasil juntos pelo Caminho da Mata Atlântica

fevereiro, 20 2018

Com o apoio das federações, o CMA ganha força nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro
Por WWF-Brasil

As federações de montanhismo de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro assinaram contratos de parceria com o WWF-Brasil para articular e implementar o Caminho da Mata Atlântica em seus estados. 

As federações ficarão responsáveis por articular parcerias locais e apoiar eventos de divulgação, articulação e implantação do Caminho, incluindo expedições para validação do trajeto e mutirões de sinalização. Esse é mais um passo para a estruturação da governança do projeto, que tem uma comissão geral com representantes dos órgãos gestores de UC, usuários e parceiros, coordenada pelo WWF-Brasil. 

A caminhada em trilhas é uma das atividades mais praticadas por montanhistas e as federações e clubes reúnem os praticantes mais atuantes e organizados, tendo quase 100 anos de história. A atuação direta das federações estaduais de montanhismo dão maior representatividade ao projeto e agregam os princípios e valores do esporte no país, buscando promover as atividades de forma ética e respeitando as tradições e iniciativas locais, assim como os ambientes e áreas protegidas por onde passa a trilha.

  

Caminho da Mata Atlântica

"O Caminho é uma ideia antiga dos entusiastas de trilha no Brasil, que sentem falta de trilhas de mais de mil quilômetros, como existem no exterior", explica Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil.

A trilha terá um total de mais de três mil quilômetros e ligará o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, passando por Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O projeto é encabeçado pela sociedade civil, ONGs e governo, incluindo mais de 13 instituições, além de voluntários. O projeto é organizado por uma coordenação geral, comitês regionais e grupos locais. Em breve será lançado um site para facilitar o engajamento na criação do CMA. Por enquanto, acompanhe nossas ações pelo Facebook e o Instagram!
A sinalização do Caminho da Mata Atlântica foi definida por votação nas redes sociais
© Kika Bradford / WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA