Muito obrigado! Veja como foi o Festival Digital Hora do Planeta em números
abril, 03 2020
Hora do Planeta 2020 mobilizou 105 mil pessoas durante as 12 horas de transmissão e gerou 3,1 milhões de interações nas redes sociais
O movimento mobilizou 105 mil pessoas durante as 12 horas de transmissão e gerou 3,1 milhões de interações nas redes sociaisPor WWF-Brasil
Neste sábado (4) faz uma semana que estivemos juntos no Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza. Sete dias depois da maior mobilização global pelo meio ambiente, trouxemos alguns números para mostrar como o apoio e audiência de cada um ajudaram a chamar a atenção de todos para a conservação da vida do nosso planeta.
Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, o WWF-Brasil decidiu substituir eventos físicos da Hora do Planeta por um conjunto de atividades e manifestações online que trouxe atividades focadas no bem-estar e discussões sobre temas urgentes da atualidade, como renda básica emergencial, crise climática e desigualdade social, desinformação e fake news, entre outros.
As mais de 12 horas de programação ao vivo e gratuita – transmitidas pelo Facebook do WWF-Brasil e pelo portal Ecoa, do UOL – foram acompanhadas por mais de 105 mil pessoas.
Para a diretora de sociedade engajada do WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi, um dos grandes destaques do evento virtual foi a diversidade de temas que foram tratados na programação. "Não há conexão com a natureza sem qualidade de vida nem defesa da justiça social", disse.
Gabriela afirmou ainda que a crise climática vivida hoje pela humanidade "é um reflexo dos nossos modelos atuais de desenvolvimento, que marginalizam e fragilizam pessoas".
"Por isso, nosso compromisso na Hora do Planeta é, mais do que nunca nessa crise do Covid-19, defender as maiorias marginalizadas que são vidas que precisam de cuidado", completou.
Números no Brasil
Somente nas redes sociais do WWF-Brasil e da Hora do Planeta, foram contabilizados 3,1 milhões de interações vindas de todas as regiões do país, sendo 157 mil views apenas nos conteúdos em vídeo. Nossas taxas de engajamento aumentaram em 69% por impressão e nossos conteúdos tiveram um incremento de 1358% em interações.
Na semana pré-Hora do Planeta, foram 16 mil interações todos os dias e só a página da Hora do Planeta no Facebook registrou um aumento de 1748,03% de interações. A hashtag #HoraDoPlaneta teve mais de 20 mil citações.
Além disso, novas pessoas se somaram às conversas que propusemos, com um aumento de 626% de nossas curtidas no Facebook e 176,52% de aumento de seguidores no Instagram.
#JuntosÉPossível
Além do portal Ecoa, do UOL, que transmitiu mais de 12 horas inteiras da programação e participou de dois debates, mais de 40 parceiros contribuíram para a realização da versão digital da Hora do Planeta. Entre eles, as instituições Associação Prato Cheio, Favela Orgânica, Rare Brasil, Liga das Mulheres pelos Oceanos, Mídia Índia, Climate Policy Initiative Brasil, Coalizão Negra por Direitos, Rede Brasileira de Renda Básica, Instituto Akatu e Instituto Alana, além de colunistas das revistas Vida Simples e Veja São Paulo.
Os Escoteiros do Brasil mobilizaram 517 grupos por todo país, envolvendo mais de 21 mil escoteiros.
Personalidades
Vários artistas, influenciadores digitais e formadores de opinião também apoiaram o movimento. Entre eles, estavam o pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que gravou um vídeo anunciando Chico Bento como embaixador do WWF-Brasil e chamando o público para fazer o gesto simbólico da campanha, o apagar de luzes por uma hora. A dupla Kaique Brito e Maddu Magalhães encerrou o dia em uma live onde refletiram sobre a importância de usar a influência de cada um em prol da natureza, compartilharam suas experiências e ligação com o meio ambiente e contaram como usam sua voz pelo planeta.
Outros influenciadores que, em suas redes,participaram da campanha e usaram suas vozes para conscientizar seus foram: Fabio Porchat, MariMoon, Nathaly Dias, Stephanie Moya, Erick Mafra, Gabs Floquet, Mari Graciolli, Pathy dos Reis, pastor Henrique, Giovanna Nader e os músicos Frejat, Lenine, Gabriel Sater, Ana Rafaela e Koba (ex-Restart).
Pelo mundo
A Hora do Planeta 2020 aconteceu em mais de 190 países e territórios, gerou 3,1 bilhões de impressões em redes sociais e esteve entre os assuntos mais comentados em 37 países. Foi, portanto, um dos maiores eventos online da história!
No exterior, mais personalidades chamaram a atenção do mundo para esta mobilização: Papa Francisco, o primeiro ministro canadense Justin Trudeau, a jovem ativista Greta Thunberg, o cantor Cat Stevens e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres.
Terminado esse grande evento global de conscientização, o desafio é tornar essas conversas permanentes e as ações concretas. Toda hora é hora de agir e fazer algo efetivo por tudo e todos, toda hora é Hora do Planeta. E mais que nunca, nesse momento, o importante é cuidarmos uns dos outros e da natureza. Junte-se a nós e #UseSuaVozPeloPlaneta!
Links relacionados
- Visite o site oficial da Hora do Planeta
- Prática de yoga: conectados com o corpo e com o planeta
- Conectando nossa rotina com a rotina dos pequenos
- Aprenda a fazer nós com os escoteiros
- Um olhar inovador sobre o que está acontecendo no planeta
- #EuUsoMinhaVozPelaNatureza com Maddu Magalhães e Kaique Brito
- Inovando na cozinha: sustentabilidade da compra ao descarte
- Cidades e oceanos: como esta relação pode ser mais saudável
- Brasil precisa dizer #MP910Não; o grileiro não pode ter vez!
- Como as mentiras e fake news prejudicam o Brasil
- Mudanças climáticas e seus impactos nas minorias
- Porque a renda básica é possível, urgente e necessária