Muito obrigado! Veja como foi o Festival Digital Hora do Planeta em números

abril, 03 2020

Hora do Planeta 2020 mobilizou 105 mil pessoas durante as 12 horas de transmissão e gerou 3,1 milhões de interações nas redes sociais
O movimento mobilizou 105 mil pessoas durante as 12 horas de transmissão e gerou 3,1 milhões de interações nas redes sociais

Por WWF-Brasil


Neste sábado (4) faz uma semana que estivemos juntos no Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza. Sete dias depois da maior mobilização global pelo meio ambiente, trouxemos alguns números para mostrar como o apoio e audiência de cada um ajudaram a chamar a atenção de todos para a conservação da vida do nosso planeta.

Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, o WWF-Brasil decidiu substituir eventos físicos da Hora do Planeta por um conjunto de atividades e manifestações online que trouxe atividades focadas no bem-estar e discussões sobre temas urgentes da atualidade, como renda básica emergencial, crise climática e desigualdade social, desinformação e fake news, entre outros.

As mais de 12 horas de programação ao vivo e gratuita – transmitidas pelo Facebook do WWF-Brasil e pelo portal Ecoa, do UOL – foram acompanhadas por mais de 105 mil pessoas. 

Para a diretora de sociedade engajada do WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi, um dos grandes destaques do evento virtual foi a diversidade de temas que foram tratados na programação. "Não há conexão com a natureza sem qualidade de vida nem defesa da justiça social", disse.

Gabriela afirmou ainda que a crise climática vivida hoje pela humanidade "é um reflexo dos nossos modelos atuais de desenvolvimento, que marginalizam e fragilizam pessoas".

"Por isso, nosso compromisso na Hora do Planeta é, mais do que nunca nessa crise do Covid-19, defender as maiorias marginalizadas que são vidas que precisam de cuidado", completou.

Números no Brasil
Somente nas redes sociais do WWF-Brasil e da Hora do Planeta, foram contabilizados 3,1 milhões de interações vindas de todas as regiões do país, sendo 157 mil views apenas nos conteúdos em vídeo. Nossas taxas de engajamento aumentaram em 69% por impressão e nossos conteúdos tiveram um incremento de 1358% em interações.

Na semana pré-Hora do Planeta, foram 16 mil interações todos os dias e só a página da Hora do Planeta no Facebook registrou um aumento de 1748,03% de interações. A hashtag #HoraDoPlaneta teve mais de 20 mil citações

Além disso, novas pessoas se somaram às conversas que propusemos, com um aumento de 626% de nossas curtidas no Facebook e 176,52% de aumento de seguidores no Instagram

#JuntosÉPossível
Além do portal Ecoa, do UOL, que transmitiu mais de 12 horas inteiras da programação e participou de dois debates, mais de 40 parceiros contribuíram para a realização da versão digital da Hora do Planeta. Entre eles, as instituições Associação Prato CheioFavela Orgânica, Rare BrasilLiga das Mulheres pelos OceanosMídia ÍndiaClimate Policy Initiative Brasil, Coalizão Negra por DireitosRede Brasileira de Renda BásicaInstituto Akatu e Instituto Alana, além de colunistas das revistas Vida Simples e Veja São Paulo.

Os Escoteiros do Brasil mobilizaram 517 grupos por todo país, envolvendo mais de 21 mil escoteiros

Personalidades
Vários artistas, influenciadores digitais e formadores de opinião também apoiaram o movimento. Entre eles, estavam o pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que gravou um vídeo anunciando Chico Bento como embaixador do WWF-Brasil e chamando o público para fazer o gesto simbólico da campanha, o apagar de luzes por uma hora. A dupla Kaique Brito Maddu Magalhães encerrou o dia em uma live onde refletiram sobre a importância de usar a influência de cada um em prol da natureza, compartilharam suas experiências e ligação com o meio ambiente e contaram como usam sua voz pelo planeta. 

Outros influenciadores que, em suas redes,participaram da campanha e usaram suas vozes para conscientizar seus foram: Fabio Porchat, MariMoon, Nathaly Dias, Stephanie Moya, Erick Mafra, Gabs Floquet, Mari Graciolli, Pathy dos Reis, pastor Henrique, Giovanna Nader e os músicos Frejat, Lenine, Gabriel Sater, Ana Rafaela e Koba (ex-Restart). 

Pelo mundo
A Hora do Planeta 2020 aconteceu em mais de 190 países e territórios, gerou 3,1 bilhões de impressões em redes sociais e esteve entre os assuntos mais comentados em 37 países. Foi, portanto, um dos maiores eventos online da história
 
No exterior, mais personalidades chamaram a atenção do mundo para esta mobilização: Papa Francisco, o primeiro ministro canadense Justin Trudeau, a jovem ativista Greta Thunberg, o cantor Cat Stevens e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres.

Terminado esse grande evento global de conscientização, o desafio é tornar essas conversas permanentes e as ações concretas. Toda hora é hora de agir e fazer algo efetivo por tudo e todos, toda hora é Hora do Planeta. E mais que nunca, nesse momento, o importante é cuidarmos uns dos outros e da natureza. Junte-se a nós e #UseSuaVozPeloPlaneta!
Poster criado pela Maurício de Souza Produções, estrelando o Chico Bento, para promover a Hora do Planeta
Poster criado pela Mauricio de Sousa Produções, estrelando o Chico Bento, para promover a Hora do Planeta
© Divulgação/ Maurício de Souza Produções
Os influenciadores Kaíque Brito e Maddu Magalhães contaram como usam sua voz pelo planeta
© Captura de tela
Painel sobre alimentação trouxe dicas para transformar sua relação com os alimentos e evitar o desperdício
© WWF-Brasil
A Renda Básica Emergencial foi uma das bandeiras levantadas pelo WWF-Brasil durante o Festival Digital Hora do Planeta
© Divulgação
Mais de 40 parceiros contribuíram para a realização da primeira versão digital de Hora do Planeta
© WWF-Brasil
Em 2020, em decorrência do coronavírus, a Hora do Planeta virou um festival 100% virtual e gratuito com 12 horas de programação
© WWF-Brasil
DOE AGORA
DOE AGORA