The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Uma Organização Nacional
Nas próximas décadas, o crescimento da população e dos padrões de consumo irão dobrar a demanda mundial por alimentos e recursos naturais. Se não reduzirmos as emissões globais de gases de efeito estufa e a perda de espécies e ecossistemas naturais, as condições de vida de todos serão seriamente comprometidas até o final do século.
Nesse cenário, não há solução local ou global sem mudanças sistêmicas urgentes no Brasil. Além da importância da Amazônia para a regulação do clima da Terra, o país concentra a maior biodiversidade do planeta, grande disponibilidade de recursos hídricos e potencial para ser o maior produtor de alimentos. E pode se tornar também uma referência, uma liderança global inspiradora, se conseguir mostrar ao mundo que sim, é possível conciliar o desenvolvimento socioeconômico à conservação ambiental.
O WWF-Brasil trabalha para construir uma nova visão de desenvolvimento. Nela, a retomada da prosperidade econômica e da estabilidade política acontece por meio de uma transição justa para a economia de baixo impacto, que agregue eficiência, conhecimento e tecnologia ao uso dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que promove inclusão, maior transparência e participação social.
© © Juan Pratginestos / WWF
Quer saber o que o WWF-Brasil fez?
Relatório Anual 2020 (arquivo .pdf)
Relatório Anual 2019 (arquivo .pdf)
Relatório Anual 2018 (arquivo .pdf)
Relatório Anual 2017 (arquivo .pdf)
Relatório Anual 2016 (arquivo .pdf)
Relatório Anual 2015 (arquivo .pdf)
A vida como a conhecemos no planeta pode ficar seriamente comprometida ainda neste século, caso não sejam adotadas soluções concretas para reverter o avanço da degradação ambiental.
Ciente dessa urgência, em 2017, a Rede WWF desenvolveu uma nova estratégia global, que abrange o período até 2030. O grande objetivo dessa estratégia é alterar a trajetória das curvas de perda de biodiversidade e do aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em outras palavras, “atacar” essas curvas significa conter a extinção de espécies e o desaparecimento de ecossistemas, assim como mitigar os principais causadores das mudanças climáticas.
Soma-se a esses desafios a crescente demanda por alimentos e por recursos naturais em todo o planeta, acarretando na necessidade de promover o uso racional de tais recursos e uma produção sustentável de alimentos.
© Adriano Gambarini/WWF-Brasil
Articulamos com o poder público e o setor privado ações integradas para reduzir significativamente a conversão de ecossistemas naturais, especialmente quando associada à produção de soja, carne e cana-de-açúcar.
Além disso, incentivamos uma produção florestal, agrícola e pesqueira responsáveis, que não degradem o ambiente e os recursos naturais, e que respeitem os direitos dos trabalhadores e de comunidades locais.
Agimos pela valorização e uso racional dos recursos hídricos no Brasil e para que os principais atributos dos ecossistemas aquáticos e fluxos hidrológicos sejam adequadamente restaurados, conservados e sua conectividade mantida.
Atuamos na criação e fortalecimento da gestão de áreas protegidas terrestres e marinhas, e promovemos a governança da paisagem em territórios prioritários, contribuindo diretamente para a proteção e conservação de habitats naturais e de espécies silvestres chaves, assim como para o bem-estar das populações locais.
Na questão climática, operamos em busca de ampliar e disseminar a geração de energia de fontes renováveis alternativas, almejando uma transição justa e democrática para uma economia de baixo impacto e resiliente às mudanças climáticas. A campanha global Hora do Planeta, que acontece no mês de março, completou 10 anos no Brasil.
Além disso, promovemos a conscientização e mobilização de pessoas e empresas para ações concretas. Entendemos que é preciso informar e formar a sociedade para um novo modo de ser e estar no mundo. O que passa pelo engajamento em torno de grandes questões do nosso tempo, mas também pelas atitudes cotidianas: o consumo responsável e a redução do desperdício de alimentos, por exemplo.
Nesse caminho, buscamos na ciência os fundamentos para ancorar nossas estratégias e propostas à sociedade brasileira. Produzimos e disseminamos conhecimento técnico e científico para subsidiar tomadores de decisão e a formulação de políticas públicas e privadas, e promovemos a capacitação de técnicos e profissionais para o uso de novas ferramentas e práticas responsáveis de produção.
ONDE ATUAMOS
© WWF-Brasil Ana Cláudia Jathay
Missão do WWF-Brasil
Contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, em benefício das gerações atual e futura.