The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
O Bioma
Vista aérea do Pantanal.Ao todo, a bacia transfronteiriça, abrange uma área de 624.320 km2, sendo aproximadamente 62% no Brasil, 20% na Bolívia e 18% no Paraguai, com recursos hidrológicos importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente três milhões de pessoas.
Para a conservação do Pantanal, é importante levar em conta a bacia hidrográfica como um todo e não só a planície alagável. Afinal, tudo está interligado. O equilíbrio ambiental e os processos ecológicos do Pantanal são determinados por eventos, naturais ou não, que ocorrem nas partes altas da bacia hidrográfica.
A água que nasce nas partes altas corre para baixo, para a planície inundável, carreando o que estiver pelo caminho. É o pulso das águas que dita o ritmo da vida, dinâmico, complexo e delicado.
Por que o Pantanal alaga?
De forma geral, as chuvas ocorrem com maior freqüência nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas (a partir de novembro), sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes.
O mesmo ocorre paralelamente com o rio Paraguai, não havendo como escoar toda a água acumulada. As águas se espalham e cobrem, continuamente, vastas extensões em busca de uma saída natural, que só é encontrada centenas de quilômetros adiante, no encontro com o rio Paraná, que deságua no rio da Prata e este, no Oceano Atlântico, fora do território brasileiro. As cheias chegam a cobrir até 2/3 da área pantaneira.
Biodiversidade
O Pantanal possui uma rica biodiversidade. É o berço 4.700 espécies entre animais e plantas. Entre as espécies levantadas estão 3.500 plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. (Mittermeier, 2002; PCBAP, 1997; Azurduy ed., 2008).
De acordo com informações da Embrapa Pantanal, das espécies de peixes registradas no Pantanal, mais de 85% pertencem à ordem Ostariophysi, da qual fazem parte o pacu, o dourado, a tuvira, o pintado, a cachara e o cascudo.
A atividade econômica tornou-se a mais significativa e se estende do planalto das bordas da bacia até a planície alagável.
A pecuária faz parte da tradição pantaneira há mais de 200 anos e continua sendo a principal atividade econômica da região.
Com um rebanho estimado em 22 milhões de cabeças de gado, é responsável por cerca de 65% da atividade econômica nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo estudos da Embrapa Pantanal, a pesca constitui a segunda maior atividade econômica do Pantanal, gerando recursos da ordem de 40 milhões de reais ao ano.
A pesca de subsistência é integrada à cultura regional e constitui importante fonte de proteína para as populações ribeirinhas. A pesca esportiva se tornou o principal atrativo do turismo regional, especialmente no Mato Grosso do Sul.
O turismo é outra atividade econômica no Pantanal. O WWF-Brasil acredita que essa atividade, quando desenvolvida de maneira responsável, pode contribuir para a sustentabilidade econômica da região.
O que é uma bacia hidrográfica?
- Bacia hidrográfica é uma área da superfície terrestre delimitada pelos pontos mais altos do relevo.
- A água proveniente das chuvas escorre para os pontos mais baixos do relevo formando cursos de água (rio, riacho, córrego, arroio, igarapé) ou lago (lagoa, laguna).
- É como o piso que recolhe toda a água que cai em um determinado local e a encaminha para as partes mais baixas (ralo).
- Nas bacias hidrográficas existem entradas e saídas de água. A precipitação (chuva) e o fluxo de água subterrânea são as entradas.
- As saídas ocorrem pela evaporação, pela transpiração das plantas e animais e pelo escoamento das águas superficiais (rios e córregos) e subterrâneas.
Fonte: SRH/MMA, com adaptações
Fatos e Curiosidades
Você sabia que existem 10 "Pantanais"? Na verdade, são microrregiões com características específicas:
- Pantanal do Paraguai
- Pantanal do Nabileque
- Pantanal de Miranda
- Pantanal de Aquidauana
- Pantanal do Abobral
- Pantanal da Nhecolândia
- Pantanal do Paiaguás
- Pantanal de Barão de Melgaço
- Pantanal de Poconé
- Pantanal de Cáceres