Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, de novo presente na Hora do Planeta

março, 27 2012

A exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, a cidade cearense de Juazeiro do Norte vai participar da edição 2012 da “Hora do Planeta” e o ponto de encontro é o mesmo: a área em frente à estátua de Padre Cícero na Colina do Horto. 
O padre José Venturelle, administrador do Horto e, mais uma vez, engajado no movimento da Rede WWF contra o aquecimento global, irá apagar as luzes do monumento de Padre Cícero a partir das 20h30min.

Quem quiser aproveitar a hora completa de escuridão poderá utilizar telescópios — que estarão à disposição de todos —, para tentar ver as crateras e montanhas da Lua, as nuvens e principais luas do gigantesco planeta Júpiter, as fases de Vênus, as calotas polares de Marte e os fabulosos anéis do planeta Saturno.

"Também viajaremos por paisagens cósmicas, conheceremos belas galáxias e nebulosas, e exploraremos o Sistema Solar através de uma exposição de imagens composta por painéis fotográficos, captadas por gigantescos telescópios e sondas espaciais", informa o professor Valmir Martins de Morais do Núcleo de Astronomia do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Juazeiro.

Essa viagem cósmica, segundo Valmir de Morais, será possível a quem visitar exposição mundial Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang, que foi cedida pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, e que, este ano, será, novamente, apresentada no local. Também haverá sorteio, entre o público presente, de livros e DVDs com temática astronômica.

"Ao apagar as luzes por 60 minutos, estamos sinalizando que queremos dar nossa contribuição para a solução desses problemas, combatendo o desmatamento e aderindo à sustentabilidade", convoca o professor Valmir de Morais.  
O Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, também vai ficar às escuras
© Divulgação
DOE AGORA
DOE AGORA