WWF-Brasil ajuda priorizar demandas para Sistema Nacional de Informações Florestais

agosto, 31 2017

O levantamento revelou 222 necessidades para compor o SNIF do Cerrado, com base em consultas públicas
Por Letícia Campos

Fortalecimento do Manejo florestal de produtos não madeireiros, melhor segurança para os recursos hídricos, maior valoração dos serviços ambientais, ampliação da produção e comercialização de produtos nativos do Cerrado são algumas das demandas levantadas para compor o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), que pretende produzir conhecimento sobre os biomas brasileiros, a começar pelo Cerrado.

Ao todo foram 222 informações identificadas por lideranças comunitárias do bioma, ONGs socioambientais, representes governamentais, agências financiadoras, proprietários rurais e institutos de pesquisa, durante cinco oficinas realizadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SBF), desde o início do ano.

Na última terça-feira (30), o grupo se reuniu no Workshop de Consolidação das Informações para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado, para priorizar um conjunto de 180 demandas que devem ser detalhadas e disponibilizadas no Portal do SNIF. A intenção é que a ferramenta apresente um diagnóstico dos recursos florestais do Cerrado e o seu potencial de uso na promoção de atividades sustentáveis, de maneira a auxiliar e subsidiar estudos e políticas públicas em âmbito nacional e subnacional, pelos órgãos públicos, academia, sociedade civil e iniciativa privada.

“Como o Cerrado é um bioma altamente impactado pela exploração do agronegócio, tendo perdido mais da metade da vegetação natural, é muito importante nós dispormos de dados acerca da biodiversidade, do uso dos produtos florestais, pesquisa científica, entre outros,  para orientar o seu uso potencial na promoção de atividades sustentáveis e o fortalecimento de políticas públicas de conservação”, afirmou Kolbe Soares, analista de conservação do WWF-Brasil, que reforçou também a grande contribuição do Sistema para a valorização do extrativismo vegetal sustentável praticado pelas comunidades tradicionais e indígenas.

Outro aspecto importante do SNIF é que as informações produzidas poderão ser usadas também no contexto das convenções e acordos internacionais que auxiliem na proteção da diversidade biológica e na mitigação da mudança do clima.
Participantes do Workshop de Consolidação das Informações para a Gestão Florestal Sustentável do Cerrado
© Divulgação/SFB
A intenção é que a ferramenta apresente um diagnóstico dos recursos florestais do Cerrado e o seu potencial de uso na promoção de atividades sustentáveis
© Divulgação/SFB
DOE AGORA
DOE AGORA