Programa Água Brasil se destaca em relatório internacional da rede WWF
junho, 28 2017
Relatório Global Partnerships Report destaca os parceiros de iniciativa privada da ONG pelo mundo e o Banco do Brasil é um deles.
Por Taís MeirelesA cada ano, o WWF Internacional lança o Global Partnerships Report, com uma visão geral de todos os parceiros de iniciativa privada da ONG pelo mundo. No último relatório, publicado neste ano com relação ao ano fiscal de 2016, o Banco do Brasil entra com destaque pelas ações no Programa Água Brasil, projeto que engloba a instituição financeira, o WWF-Brasil e também a Agência Nacional de Águas e a Fundação Banco do Brasil.
Programa Água Brasil
Desde 2010, as quatro instituições trabalham em busca de paisagens produtivas sustentáveis mantidas e fomentadas por uma economia verde, garantindo o equilíbrio entre oferta e demanda de água e de seus recursos naturais para uma sociedade responsável.
O trabalho do Programa Água Brasil tem sido realizado por meio de eixos de atuação, que já atuaram:
• Promovendo o desenvolvimento e disseminando práticas e técnicas de produção rural sustentável;
• Incentivando o consumo responsável e a reciclagem de resíduos sólidos nas cidades brasileiras;
• Aprimorando a carteira de produtos financeiros do Banco e práticas com foco socioambiental.
Durante seus cinco primeiros anos, o Programa beneficiou 11 milhões de pessoas, trazendo vários impactos positivos ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em janeiro de 2016, foi iniciada a segunda fase do Programa, focada na promoção da economia verde e na eco-eficiência do Banco do Brasil:
• Desenvolvimento de modelos comerciais sustentáveis para restauração, gestão de florestas, água e
eficiência energética no Brasil;
• Desenvolvimento de paisagens produtivas sustentáveis visando a conservação da água e dos recursos naturais no bioma Cerrado;
• Atualização dos critérios socioambientais para concessão e gestão de crédito do Banco do Brasil;
• Melhoraia do programa de eco-eficiência do BB, influenciando mais de 100.000 funcionários com práticas sustentáveis.
Banco do Brasil
Ao lado de empresas como Google, Apple, McDonald's, Coca-Cola, Carrefour, Volvo, Michelin, HSBC e Bank of America, o Banco do Brasil ganha destaque no Global Partnerships Report do WWF Internacional por conta de sua magnitude no Brasil e no mundo.
Um dos principais bancos nacionais, o Banco do Brasil é responsável por 60% do agronegócio e 90% da agricultura de baixo carbono do País. Atua na área de sustentabilidade há anos, já tendo sido listado duas vezes como uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, além de ser o único banco brasileiro a compor o ranking de sustentabilidade Global 100.
Faça o download do relatório ao lado ou acesse pelo link: panda.org/globalpartnershipsreport2016 (em inglês).